AGUARDE!

VocÍ poder· fechar o anuncio em:

7

Segundos

Incrível porém é de se assutar com imagens de satélite que mostram o desaparecimento do Mar de Aral. CONFIRA!

Não é nenhuma novidade que o Mar de Aral está desaparecendo .
Localizado na Ásia Central — entre o Cazaquistão e o Uzbequistão — , esse lago de água salgada ocupa uma área de 68 mil quilômetros quadrados e , não faz tanto tempo assim , ocupava o quarto lugar no ranking de maior lago do mundo com um volume de água de mais de mil quilômetros cúbicos .
A agência espacial norte-americana divulgou imagens que mostram o progresso do desaparecimento do Mar de Aral desde meados do ano 2000 até 2014 , e a visão é assustadora .





Como você viu acima, em 2001, ainda era possível ver as águas em verde escuro e, apenas 4 anos depois, a tonalidade muda para um tom esverdeado bem mais claro, indicando uma grande diminuição na profundidade do lago. De 2005 a 2014, podemos ver que o verde vai desaparecendo gradativamente dando lugar a um enorme deserto.
Colapso

Imagem de satélite do Mar de Aral de 1964.

Segundo a National Geographic, o desaparecimento do Mar de Aral, um ecossistema do tamanho da Irlanda, vem da época dos soviéticos. Nos anos 60, eles iniciaram a construção do maior canal de irrigação do mundo (o Karakum) para abastecer plantações de algodão na região. Acontece que a obra envolvia o desvio do curso de rios, e dois deles — o Syr Darya e especialmente o Amu Darya — alimentavam o lago.



O Mar de Aral se situa no meio de uma zona desértica e , com o passar do tempo , o lago começou a evaporar .
De acordo com a NASA , essas comunidades entraram em colapso e , para piorar , conforme o lago foi secando , suas águas foram se tornando gradativamente mais salgadas e poluídas com os fertilizantes e pesticidas utilizados nas plantações .
Depois , a poeira carregada de sal e agentes tóxicos do leito foi sendo transportada pelo vento para os arredores do Aral , oferecendo risco de contaminação à população .
Sucessão de desastres



Segundo a NASA , o governo cazaque resolveu construir uma barragem entre as partes norte e sul do lago em um esforço para salvar parte do Aral .
A obra foi concluída em 2005 e , apesar de o nível de água registrado em 2008 ter sido significativamente mais alto , a iniciativa representou a sentença de morte para a parte sul do Mar .
Conforme explica o site The Daily Beast , o que aconteceu com o Mar de Aral é considerado como um dos piores desastres ambientais de todos os tempos .
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Incrível porém é de se assutar com imagens de satélite que mostram o desaparecimento do Mar de Aral. CONFIRA!"

Postar um comentário